domingo, 27 de dezembro de 2009

Lluvia, Punta Carretas e La Rambla

Como falei ontem cedo, a chuva pela manhã pareceu que ia atrapalhar a dia inteiro. O Vini com o que parece ser um início de faringite e eu com o que parece ser um início de sinusite também não estávamos colaborando muito.



Passamos a manhã na hotel (prometo um post sobre o mesmo quando voltar a Porto Alegre), e perto do meio-dia, quando decidimos que iríamos sair com chuva mesmo, porque parecia que ela não iria parar, fomos ao terminal para pegar o onibus para o Shopping Punta Carretas. Com chuva, com crianças, precisando almoçar e passar o tempo, nada melhor que um local com tudo junto e COBERTO para resolver, ao menos parte, de nossos problemas.



Como tem sido a regra aqui, com atendentes e motoristas/cobradores muito atenciosos foi fácil chegar ao shopping de ônibus. Acho que sai o mesmo preço andar de taxi, mas como os taxistas não são tão simpáticos como os motoristas dos onibus, uma oportunidade a mais de "ver" a cidade, e por ser meio chato de pegar táxi (só chamando, senão é impossível), não acho vale a pena a economia de meia dúzia de pesos para usar táxi ao invés de onibus.

Comparado a Porto Alegre, tudo em Montevideo é perto (com exceção da Ciudad Vieja e da Fortaleza Artigas, que não vamos conhecer), e se não fossem as crianças estaríamos caminhando bem mais.



O Shopping Punta Carretas, como o nome diz, fica localizado no distrito de Punta Carretas, próximo ao Rio da Prata. O bairro é bem melhor que o resto que vimos da cidade (comparável ao bairro Pocitos, que aparentemente forma a zona de classe mais alta da cidade). As casas são mais novas, as construções mais modernas, e os prédios não estão caindo. Os carros, como em todo o Uruguai são maravilhas da engenharia, pois é inexplicável como ainda andam.



O shopping não é muito grande, mas com três andares e lojas em todos os "cantos" (sim, tem uns "cantos" com lojas) tem bastante coisa para ver (e se você quiser, comprar). A praça de alimentação (o nosso segundo objetivo lá) não é muito grande, mas bem abastecida. Tem também uns 3-4 restaurantes/lancherias fora da praça de alimentação e dois na entrada do shopping (um deles, um McCafé).



Se você gosta, tem um McDonald's e um Burger King, onde você pode adquirir lanches bem familiares, por preços levemente acima dos familiares (provavelmente devido ao preço dos refrigerantes. -- citação obrigatória ao preço da Coca Cola no Uruguai).



Havia um restaurante bem interessante que tinha "pratos vegetarianos" (acho que o nome era "Green Y Work"), no Uruguai isso quer dizer que QUASE a metade dos pratos não tinha algum tipo de carne. Preços razoáveis ao que parece ser uma excelente comida, mas não comemos lá.

Acabamos comendo no "El Fogón".

Um restaurante bastante "concorrido", com um "forno de parillada", e que nos pareceu uma comida melhor. Principalmente quando perguntei o preço da Paella (após ver um prato servido, já que não estava "anunciado"). Um prato que serve duas pessoas de Paella de Frutos do Mar (apesar de 2-3 pedaços de porco e UM pedaço de frango) custava $U 200.



Lula, Peixe, Mexilhões e Polvo, vagem e pimentão (e um ou outro pedaço de porco ou frango perdidos), com arroz com açafrão da terra (aquele "amarelo") e um molho "vermelho", fizeram o nosso almoço EXCELENTE. Se você for conhecer a Rambla, passar pelo Shopping Punta Carretera, sugiro que almoçe ou jante no El Fogón. Um excelente restaurante e com atendimento muito bom.



A novidade do almoço foi o Vini comendo Polvo e "pedindo bis". :) A Gabi também provou polvo pela primeira vez e gostou. Falando nisso, os frutos do mar estavam num ponto excelente. Não estavam moles, porém também não pareciam de borracha. Foi a segunda vez na vida que comi lula "firme", mas não "dura".



No Shopping, passeamos também pela decoração de Natal, baseada nos personagens da Disney: Mickey e Minie. O Vinícius gostou bastante.



Como a chuva passou durante o almoço, ao terminarmos, saímos para caminhar pela "Rambla".



"Rambla", pelo que ficamos sabendo, é uma palavra de origem árabe que significa "caminho pelas areias". Todas as ruas e avenidas da orla se chamam "Rambla" alguma-coisa. O Shopping fica próximo a Rambla Mahatma Gandhi, e foi por onde caminhamos um pouco.

Andamos pelo "calçadão", e uma coisa que me chamou a atenção foi um campo de Rugbi "público". Não é algo comum no Brasil. Aqui, existe pelo menos esse campo público, que fica ao lado de um campo de futebol.

O calçadão da Rambla é muito bom para quem quer caminhar sem destino e aproveitar o clima (que hoje não foi dos melhores), a paisagem, ou para ver pessoas. Quando tem sol, no fim da tarde de feriados ou fins de semana a Rambla fica "lotada" de pessoas aproveitando o por do sol no Rio da Prata.



Morra de inveja Estuário do Guaíba, aqui a água "barrenta" não é poluída e é possível tomar banho, e o Por-do-Sol é tão bonito quanto o de Porto Alegre.

No final, um dia que parecia perdido até que foi bem razoável.



Hoje é dia de voltarmos a Porto Alegre, este é o último post aqui do Uruguai. Até mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário