sábado, 26 de dezembro de 2009

Colonia

Primeiro passeio fora de Montevideo, primeiro dia de chuva, por acidente saímos completamente do orçamento do dia, mas valeu a pena. Valeu muito a pena.

Tinhamos duas opções para ir a Colonia del Sacramento, via City Tour por US$ 55,00 por pessoa (US$ 165,00) ou fazermos nós mesmos o itinerário e pegar um ônibus direto do terminal próximo ao hotel. Como as atrações de Colonia se concentram em uma área pequena, escolhemos a segunda alternativa, que se mostrou a melhor e mais econômica.

Compramos passagens de ida e volta pela empresa Cot, ao valor de $U 176 cada trecho, mais uma taxa de embarque de U$ 9 para ida e volta. No total, $U 1083 para todos (crianças até 5 anos não pagam), o que dá MENOS que a passagem de UMA pessoa via City Tour.

O embarque no terminal Tres Cruces é fácil, bom e muito organizado. Se você já saiu de ônibus pela rodoviária de Porto Alegre, você viu o outro lado do espectro na questão de organização. Painéis semelhantes ao de aeroportos imformam se a saída está confirmada, e se já foi liberado o embarque. Os "guardas" (na verdade controladores da entrada no terminal) são muito prestativos e simpáticos. Nada a ver com as "otoridades" ao qual me acostumei em Porto Alegre.

A viagem dura duas horas e meia, e foi bem tranquila. Seria excelente, não fosse pelo "prelúdio" da viagem... chuva.

O grande problema da viagem ocorreu logo na chegada. Chegamos às 12:00h em Colonia, com muita chuva. E não parecia que ia passar, já que há três dias se anunciava muita chuva.

Para não perder a viagem, pegamos um táxi e pedimos para nos levar ao Centro Histórico (aparentemente a única coisa que se tem pra fazer, mas esse não é o problema). O taxista falava muito e começou, sem nos perguntar se queríamos um "city tour" e nos mostrou praticamente todo o centro histórico.

Como achamos que não ia parar de chover, deixamos que ele nos levasse nesse passeio, mesmo sabendo que não seria a melhor maneira de conhecer a cidade (nem a mais barata), mas nos pareceu a única maneira de ver alguma coisa. O taxista serviu tambem de guia turístico e falou um pouco sobre cada coisa que parava para nos mostrar.

Saindo do Centro, nos levou a Plaza de Toros, um lugar grande e meio sem graça (pelo menos na chuva e dentro do taxi), cuja história é interessante por ter funcionado por apenas dois anos entre 1910 e 1912, e nunca mais ter ocorrido uma tourada no local, devido as reclamações dos protetores dos animais (tá, eu concordo com eles).

Na volta, ele voltou pela Rambla, nos mostrou as praias do Rio da Prata e falou umas 800 vezes que argentinos tinham comprado várias casas ali e que Buenos Aires ficava a 48Km em linha reta passando por uma ilha.

A nosso pedido, ele nos deixou no "shopping" da cidade, onde imaginamos poder comer alguma coisa e voltar para a rodoviária (e tentar remarcar as passagens de volta para mais cedo). Total da volta turística de taxi: $U 440 (cerca de R$ 50,00).

O shopping tem algumas lojas, um supermercado (bem razoável), e duas "coisas" que se chamam de lancherias/restaurantes e que eles chamam de praça de alimentação. Além de caras, não inspiravam a menor confiança.

Decidimos por passear na cidade com chuva mesmo, e compramos duas sombrinhas. Mas um problema continuava... O shopping é na "cidade" e a cidade não tem nada para os turistas, deveríamos voltar ao centro.

A atendente do centro de informações conseguiu um taxi (que eu acho que não era taxi nada) que nos cobrou $U 80,00 para nos levar de volta ao Centro Histórico.

O custo do taxi em Colonia se aproxima bastante ao de Porto Alegre, mas você NUNCA precisa pegar um taxi. Você só precisa de taxi para ir ao Shopping (não faça isso) ou a Plaza de Toros e à Rambla (para uns pode ser interessante, eu não faria de novo, apesar de que tem um ponto na Rambla muito bom para fotografar). A rodoviária fica a TRÊS quadras do Centro Histórico que não tem mais de 8x8 quadras.

Depois desse prejuízo com taxis e as sombrinhas, chegamos finalmente ao centro histórico, a pé e prontos para enfrentar a chuva, quando ela parou. Sim, parou, esquentou e pra piorar a situação, quando estavamos no ônibus de volta, abriu o sol e o céu ficou azul. Mas eu já estou pulando a história, então voltemos ao almoço.

A Gabi queria comer "pasta" e fomos a um restaurante recomendado pelo segundo taxista. Ele deixou bem claro que não poderíamos comer em um restaurante porque a comida não era fresca e nos indicou o restaurante que servia a melhor "pasta" de Colonia.

Pode até ser a melhor, mas mesmo que não seja, você vai pagar como se fosse. E já tinhamos gastado dinheiro demais com a cidade.

Como já estavamos acostumados ao tamanho das parilladas, e vimos um restaurante com uma a um bom preço, pensamos em comer uma, finalmente. Olhei para a Gabriela, para o Vinícius, e para mim e imaginei que não comeríamos murcilla. Não depois da chegada tumultuada.

Mudamos de idéia e saímos a procura de um restaurante. Se você for a Colonia e não estiver preocupado com dinheiro, o Centro Histórico tem vários restaurantes com cara de bistrô, e aparentemente são muito bons, mas o preço acompanha.

No limite do antigo forte, área tombada pela Unesco como patrimônio da humanidade, os preços são mais, hmmmm, humanos. Acabamos comendo no restaurante que o taxista disse para não entrarmos de jeito nenhum.

Por $U 459 tomamos uma Coca Cola 1,75L (e se você está acompanhando aqui sabe que é vendida a peso de ouro) e dois "Chivitos al Prato". Vimos que o prato era "grande" e pedimos dois para nós quatro. Sobrou comida e eu não consegui nem comer um sorvete a tarde. Só tivemos fome de novo as 20:00h, já em Montevideo!

Recomendamos fortemente este restaurante, mas não aconselho pediro o "Chivitos Gigante al Prato" (por que no menu já diz "para 2 pessoas", e lembre-se que o bom de Colonia é caminhar!) Fico devendo o nome do restaurante, pois já está na mala. Assim que tiver acesso a ele de novo, arrumo aqui.

O Centro Histórico de Colonia é muito bonito, se você gosta de "ruínas preservadas" (eu gosto). Ao contrário de Montevideo, em Colonia as ruinas são preservadas e não parece que as paredes vão cair a qualquer momento (pelo menos, essa é a regra, com algumas exceções).

Um passeio obrigatório, se você suporta altura e não tem mais de 150Kg é a visita as ruínas do farol. Por 5 pesos (para manutenção do farol) você tem uma vista espetacular da cidade histórica.

Caminhar por Colonia é passeio para um dia ou dois. E se você tiver dois dias, e um deles for de sol, de uma passeada pela Rambla, tem alguns pontos que valem a pena (se gosta de caminhadas longas, a Plaza de Toros fica a 5Km do Centro Histórico).

Bom, essa foi a história do dia, a próxima será sobre um City Tour em Punta del Este.